Como criar a APN Tim no Brasil 2020: Reparação da Internet 4G & 3G

Se você não consegue acessar a internet pelo seu telefone Tim chip, não se preocupe, neste post eu vou mostrar como resolver o problema. Vamos criar um novo perfil APN para o seu smartphone, adicionando os parâmetros corretos que teremos megas e todo o acesso à rede novamente.

Muitos utilizadores levam o seu telemóvel ao serviço técnico porque o seu dispositivo não se liga à internet, na maioria das vezes os técnicos aproveitam esta situação para cobrar muito por algo tão simples e que pode ser feito em menos de 5 minutos.

Nesta situação eu queria fazer este tutorial explicando como você pode reparar o erro quando o celular de um Tim não se conecta à internet móvel 4g ou 3g. Neste pequeno guia eu quero mostrar os passos para voltar aos dados móveis sem ter que pagar a um técnico.

Criando a APN Tim no Brasil 2020

Os passos são simples e tudo o que lhe é pedido é que copie os parâmetros correctamente, porque se os escrever incorrectamente pode não conseguir ligar-se à Internet. Aqui estão os passos a seguir:

Vamos levar o telemóvel, depois vamos entrar nas suas Configurações, aqui ele toca para procurar a secção de “Redes Móveis” para depois aceder na opção “APN” ou também é normalmente como “Nomes de pontos de acesso”. Aqui está uma captura de ecrã da rota:

configurar apn vivo brasil

Agora o próximo passo é criar um novo perfil APN com os seguintes parâmetros (eu copio os necessários, os outros saem como estão, sem tocar).

  • Nome: TIM Dados
  • APN: timbrasil.br
  • Proxy: Não definido
  • Capa: Não definida
  • Usuário: tim
  • Senha: tim
  • Servidor: Não definido
  • MMSC: Não definido
  • MMS Proxy: Não definido
  • Portador MMS: Não definido
  • MCC: 724
  • MNS: 02
  • Tipo APN: padrão

Quando você terminar de preencher e configurar as opções do novo perfil, vamos salvá-lo. Depois de salvá-lo você tem que selecioná-lo, pois desta forma ele será ativado.

Como testar o APN do Tim se funciona?

Para verificar se o perfil que criámos funciona precisamos de ter equilíbrio no nosso chip, desta forma ligamos os dados móveis e depois tentamos ligar-nos à internet. (lembre-se que anteriormente devemos ter activado a APN criada)

Se você não estiver conectado à internet, podemos testá-lo reiniciando o celular, assim as mudanças são aplicadas e quando ele se liga testamos novamente se ele se conecta ou não.

Funciona em telefones Android & iOS?

Claro que funciona em ambos os sistemas operacionais. Podemos configurar, criar e excluir um perfil apn da Tim no Brasil a partir de um smartphone com Android e sistema operacional iOS do iPhone da Apple.

Posso fazer esta configuração em um Nokia ou Blackberry?

Também é compatível com celulares como o antigo Nokia Lumia com sistema operacional Windows phone, o mesmo acontece no antigo Blackberry, pois também pode ser configurado nesses aparelhos.

Quando devo criar um perfil APN para a Tim?

Você precisa criar um perfil apn ou verificar se você tem os parâmetros certos quando você compra um celular de países estrangeiros como a China (porque eles virão sem as configurações de internet da APN), você também deve criar um após reiniciar o telefone, às vezes também após a troca do chip.

Se você tem uma pergunta, lembre-se que pode escrever na área de comentários, nós estaremos respondendo a todas elas, saudações! 😉

Deja un comentario